Cartilha da Redação do Enem: manual apresenta critérios de avaliação e textos com nota máxima
Produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), documento está disponível em quatro categorias. Exame será em novembro
Com peso máximo (3) para ingresso em todos os cursos, a Redação é uma das provas mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para esclarecer dúvidas sobre a metodologia de avaliação e orientar os 5.055.699 de inscritos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a Cartilha do Participante.
O manual explica os critérios utilizados para avaliar a Redação, estabelece as competências que serão analisadas e como ocorre a atribuição da nota. O material também indica que o texto deve ser avaliado por, no mínimo, "duas pessoas graduadas em Letras ou Linguística, de forma independente", que não devem saber a nota atribuída pela outra.
A Cartilha do Participante está disponível online, gratuitamente, na seção do Ministério da Educação (MEC), no site do governo federal. O material foi dividido em quatro categorias, com abordagem especial para garantir acessibilidade aos inscritos com dislexia, surdez ou deficiência auditiva e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências.
A soma vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a mil pontos. A nota final do participante será a média entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Além das dúvidas, a Cartilha do Participante reúne redações que obtiveram nota máxima (mil) em edições anteriores. Os textos são apresentados por completo, com comentários dos avaliadores para esclarecer e corroborar a nota, como forma de orientar e auxiliar quem fará a prova nos dias 3 e 10 de novembro.
Competências avaliadas na Redação do Enem:
- Competência I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
- Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
- Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
- Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Como baixar?
Basta acessar este link.
Escolha entre as alternativas:
- Cartilha do Participante
- Cartilha do Participante com Dislexia
- Cartilha do Participante com surdez/deficiência auditiva
- Cartilha do Participante com TEA
Fonte: Gaúcha ZH
Foto: sidneydealmeida / stock.adobe.com
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