RS deve receber primeiro lote de vacinas contra a dengue nos próximos dias
O Rio grande do Sul deve receber, nos próximos dias, um lote de 126.132 doses de vacina contra a dengue, que serão distribuídas para seis municípios gaúchos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde (MS) na tarde desta quinta-feira (25/4). A data do envio das doses ao Estado ainda não foi definida.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) está aguardando mais informações sobre a remessa dos imunizantes. Na próxima segunda-feira (29/4), será realizada uma reunião entre as equipes do Programa Nacional de Imunizações do MS e do Cevs.
Conforme a Nota Técnica 47/2024 enviada aos Estados, os seguintes municípios serão contemplados:
- Porto Alegre – 72.898 doses
- Viamão – 14.982 doses
- Alvorada – 12.985 doses
- Gravataí – 16.425 doses
- Cachoeirinha - 8.379 doses
- Glorinha - 463 doses
De acordo com o documento, a remessa de vacinas foi estruturada com o objetivo de garantir a continuidade da provisão para os municípios beneficiados nas etapas anteriores, além de expandir a cobertura para 625 novos municípios.
A ampliação visa otimizar a implementação da estratégia nacional de vacinação contra a dengue. A escolha dos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e de municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa.
O MS também informou que as vacinas destinadas à aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema vacinal.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom
Outras notícias
-
Defesa Civil emite alerta de frio intenso, possibilidade de geada e congelamento de pista na Serra
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta laranja para frio intenso na Serra entre terça (23) e sexta-feira (26). O aviso, classificado como de alerta alto, prevê a atuação de uma massa de ar polar sobre o Estado, fa ...
Saiba Mais -
Brasil deverá ter centro para enfrentamento de emergências em saúde
Até o final deste ano, o Brasil deverá criar um centro para o enfrentamento de emergências em saúde pública. A proposta é que o Centro Brasileiro de Emergências em Saúde Pública (Cbesp), co ...
Saiba Mais
