Estado discute regulamentação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha
Todos os municípios que fazem parte da RMSG assinaram a minuta que trata da regulamentação da lei que cria a região
Em reunião realizada na terça-feira (19/3), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), o titular da pasta, Rafael Mallmann, recebeu representantes do escritório regional da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). O objetivo do encontro foi discutir a regulamentação da lei que cria a Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RMSG), bem como a criação do Conselho Deliberativo Metropolitano (CDM/SG).
Na ocasião, a chefe de Gabinete da RMSG, Glória Menegotto, e a analista arquiteta da Sedur, Flávia Monteiro, fizeram uma explanação sobre os encontros já realizados junto aos prefeitos dos municípios que compõem a região. Por meio do escritório regional da Metroplan, em Caxias do Sul, foram realizadas várias visitas às prefeituras. A equipe buscou manter o diálogo com os representantes das cidades que compõem a RMSG, fazendo com que eles também participem do processo.
De acordo com a diretora de Planejamento Urbano e Metropolitano da Sedur, Tassiele Francescon, todos os prefeitos dos municípios que integram a RMSG assinaram a minuta que trata da regulamentação da lei que cria a região, bem como o CDM/SG. “O escritório regional da Metroplan, juntamente com os técnicos da Sedur, vem buscando agilizar os trâmites necessários ao processo de regulamentação, por meio do diálogo constante com as prefeituras. Objetivamos sanar suas dúvidas e envolvê-las na construção de soluções que contribuam para a regulamentação”, declarou.
Atualmente, 14 municípios compõem a Região Metropolitana da Serra Gaúcha: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e São Marcos.
Também participaram da reunião, como representantes da Metroplan, o arquiteto e urbanista Ivan Silva e a assistente administrativa Monique Bagatini.
Texto: Paulo César Pedroza/Ascom Sedur
Edição: Secom
Foto: Ascom Sedur
Outras notícias
-
Defesa Civil emite alerta de frio intenso, possibilidade de geada e congelamento de pista na Serra
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta laranja para frio intenso na Serra entre terça (23) e sexta-feira (26). O aviso, classificado como de alerta alto, prevê a atuação de uma massa de ar polar sobre o Estado, fa ...
Saiba Mais -
Nova penitenciária de Caxias do Sul deve receber os primeiros detentos ainda em 2026
A nova Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (Pecs II e Pecs III), na localidade do Apanhador, deve receber os primeiro detentos ainda em 2026. A expectativa é baseada na previsão de que o prédio seja finalizado ao longo da ...
Saiba Mais
