Procon RS lança ferramenta digital para protocolo de documentos e solicitações
Medida estará em um período de transição em que o sistema será utilizado com as formas de protocolo já vigentes
O Departamento do Consumidor (Procon RS) lançou ferramenta digital para o protocolo de documentos e solicitações, com o objetivo de proporcionar maior segurança, celeridade e transparência à população. A partir desta terça-feira (5/12), os consumidores e fornecedores gaúchos poderão protocolar digitalmente, por meio do site do Procon RS, processos que anteriormente eram feitos apenas de maneira presencial ou por e-mail. A ação faz parte do projeto Procon RS Digital, que visa modernizar e agilizar o atendimento ofertado para toda a sociedade.
Podem ser protocolados, na plataforma, documentos e solicitações referentes a Processo Administrativo Sancionador, Averiguação Preliminar, Denúncia/Fiscalização, Reclamação, Ofícios, Certidão Negativa de Violação dos Direitos do Consumidor, entre outras solicitações, como, por exemplo, de cópias.
Nos primeiros dias de funcionamento do novo recurso do site, serão realizados testes em um período de transição. Nessa fase o sistema será utilizado com as formas de protocolo já existentes. Posteriormente, o regramento será publicado, tornando obrigatória sua utilização.
O titular da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Fabrício Peruchin, ressaltou que o governo está comprometido com a desburocratização desses processos. “Estamos investindo muita energia para tornar acessível e ágil o atendimento do consumidor e dos fornecedores gaúchos”, disse. “No mundo digital, encontramos excelentes e seguras alternativas para facilitar a atuação do nosso Procon RS."
As reclamações dos consumidores continuarão, ao menos neste primeiro momento, sendo realizadas da forma tradicional via atendimento eletrônico e digital ou, ainda, de forma presencial, podendo realizar agendamento.
O Procon RS busca avançar no processo de digitalizar os atendimentos. O diretor Rainer Grigolo enalteceu o simbolismo desse momento. “O lançamento demonstra nosso compromisso com a modernização e com a transparência, desburocratizando serviços para população e tornando-os mais acessíveis”, afirmou.
O sistema foi desenvolvido e implementado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). Para acessá-lo, clique aqui.
Texto: Giovanni Disegna/Ascom SJCDH
Edição: Camila Cargnelutti/Secom
Foto: Giovanni Disegna/Ascom SJCDH
Outras notícias
-
Como identificar um relacionamento abusivo e ajudar uma vítima de violência doméstica?
Suporte de pessoas próximas e da rede de proteção é essencial para quebrar o ciclo da violência que matou 31 mulheres entre janeiro e maio no RS; 26 não tinham medida protetiva A maior parte das vítimas de&n ...
Saiba Mais -
Golpe da selfie: criminosos usam fotos de vítimas para realizar empréstimos bancários
Nesta modalidade de estelionato, os criminosos prometem brinde ou benefício, como doação de cesta básica, mas pedem imagem como suposta comprovação Criminosos têm enganado as pessoas com uma trapaça conhecida com ...
Saiba Mais