Polícia Civil forma 50º turma de delegados de polícia
São 26 novos delegados. Sete deles atuarão na capital; três, na Região Metropolitana; e 16, no interior.
A Polícia Civil realizou nesta quarta (19/4) a cerimônia de formatura da 50ª Turma de Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul. A solenidade foi realizada no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A turma de 26 formandos é composta por 20 homens e seis mulheres, que concluíram o curso de formação profissional pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), instituição de referência na capacitação de agentes e delegados de polícia.
Os novos delegados foram aprovados no concurso realizado em 2018 e fizeram o curso presencial entre 24 de outubro de 2022 e 18 de abril de 2023. A matriz curricular, com 875 horas-aula, abordou temáticas como: investigação, inteligência, novas tecnologias aplicadas no combate ao crime e gestão pública. Na parte prática, os profissionais aprenderam técnicas de operações policiais, tiro e noções de atendimento pré-hospitalar.
Sete profissionais irão atuar na capital, sendo que duas vagas serão destinadas para delegacias especializadas, como o Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, por exemplo, e três para a Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância. Três delegados serão designados para a Região Metropolitana e os outros 16 irão atuar no Departamento de Polícia do Interior.
O governador Eduardo Leite destacou os esforços realizados para fortalecer a segurança do Estado. “Nós conseguimos, graças às reformas realizadas, sair de 445 delegados, em 2018, para 515 delegados em 2023. Isso representa 16% a mais em relação ao efetivo que tínhamos há quatro anos”, afirmou.
“Também tivemos a maior renovação da frota de viaturas da história recente do Rio Grande do Sul. Continuaremos trabalhando para conferir à Polícia Civil, uma instituição de grande respeitabilidade e credibilidade, as condições necessárias para que todos os delegados avancem ainda mais no cumprimento da missão a eles conferida", acrescentou o govenador.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, também ressaltou a importância dos novos delegados. “Estamos empenhados na melhoria da segurança pública e no combate à criminalidade. A Polícia Civil gaúcha vem realizando um grande trabalho e agora recebe este importante reforço: a chegada dos novos delegados, que irá fortalecer ainda mais as ações na região metropolitana e no interior do Estado”, afirmou.
O chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, que também foi escolhido como paraninfo da turma, mencionou a importância do ingresso dos novos delegados para o atendimento ao cidadão. “A sinergia na Polícia Civil também trará maior celeridade e velocidade para a resolução das demandas criminais, impactando positivamente a vida da população", complementou.
No próximo dia 25, na Fiergs, será realizada a formatura de 246 agentes de polícia.
Texto: Anelize Sampaio/Ascom SSP
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
Foto: Gustavo Mansur/Secom
Outras notícias
-
Cerca de 70% das roupas e calçados doados pela população de Passo Fundo não estão aptos para uso
Em Passo Fundo, no norte do Estado, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social recebe anualmente mais de 5 mil peças de roupas para serem doadas à população vulnerável. Apesar do número significativo, a ...
Saiba Mais -
Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional
A versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser acessada no aplicativo GOV.BR no celular e usada como documento de identificação. Para lembrar a população sobre esse recurso, o governo federal enviou no ...
Saiba Mais
