Entenda por que a tarifa de pedágio entre Serra e Capital quase dobra após reajuste
Mesmo cálculo é utilizado para definir o valor da praça da RS-122, em Flores da Cunha
As novas tarifas dos pedágios da RS-240, em Portão, e da RS-122, em Flores da Cunha, chamaram atenção dos moradores da Serra. No caso da praça entre a Serra e a Capital, o aumento é de 83% - saindo de R$ 6,50, cobrado atualmente para carros, para R$ 11,90. Em Flores, o aumento é de quase 32%, passando de R$ 6,30 para R$ 8,30, também no caso dos carros. As novas tarifas passam a valer em 1º de fevereiro, quando o grupo Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) assume a administração das rodovias.
De acordo com a assessoria da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), que aprovou os valores em reunião de conselheiros na terça-feira (24), o aumento se dá pelo cálculo que leva em conta a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de janeiro de 2020 a dezembro do ano passado.
Conforme prévia divulgada anteriormente, em maio de 2022, o reajuste seria de R$ 6,30 para R$ 6,85, em Flores da Cunha, e de R$ 6,50 para R$ 9,83, em Portão. O edital e o contrato, porém, demandam que a variação da inflação entre janeiro de 2020 e o último mês antes da empresa assumir, que é dezembro de 2022, também seja adicionada no cálculo.
Assim, a variação identificada foi de 21,43%, que foi adicionada aos valores e que resultam nos preços que serão cobrados a partir de fevereiro. Ainda de acordo com a assessoria da Agergs, "a data base dos orçamentos e custos do modelo" de concessão é janeiro de 2020, por isso o período escolhido da inflação é esse.
Conforme a assessoria, "o primeiro reajuste simplesmente atualiza o valor da proposta vencedora (feita pela mesma data base citada), pela variação acumulada do IPCA para o período de janeiro de 2020 a dezembro de 2022". Ou seja, o valor é das prévias apresentadas em maio de 2022 e mais a inflação dos últimos anos. O contrato também prevê reajuste anual das tarifas.
Cobrança na ida e na volta
A partir do fim de 2023, o contrato prevê a cobrança de tarifa em novos pedágios, que devem ser construídos ao longo deste ano. Além das novas praças, os pedágios de Portão e Flores da Cunha terão nova localização. Com esta mudança, a cobrança nestas praças passará a ser na ida e na volta – atualmente, é feita em um único sentido.
Veja abaixo como ficarão as praças
Atuais:
- Atualmente em Portão (RS-240), sentido Serra-Capital, será em São Sebastião do Caí (km 4 da RS-122), em ambos os sentidos: R$ 11,90
- Flores da Cunha (no km 100 da RS-122), sentido Flores-Antônio Prado, mudará para o km 103, em ambos os sentidos: R$ 8,30
Novos*:
- Ipê (km 150 da RS-122): R$ 6,89
- Farroupilha (km 45 da RS-122): R$ 8,50
- Carlos Barbosa (km 6 da RS-446): R$ 7,85
- Capela de Santana (km 30 da RS-240): R$ 7,19
*Valores serão atualizados com a inflação, com base de janeiro de 2020
A concessionária CSG também será responsável pela administração e manutenção de trechos da RS-453, da BR-470 e da RS-287, além da totalidade da RS-240, da RS-122 e da RS-446. Ao todo, são 271,54 quilômetros de extensão. O contrato tem duração de 30 anos e nesse período a empresa terá que investir R$ 3,4 bilhões em recuperação, manutenção, construção de 40 viadutos e duplicação de 119,46 quilômetros de rodovias. A concessão também contará com serviços de apoio, como guinchos e ambulâncias.
Uma das mudanças previstas, por exemplo, é o fim da curva da morte. O plano é dar um novo traçado ao trecho do km 47 da RS-122, em Farroupilha, com mais faixas. Esta obra, porém, não deve sair do papel até o fim de 2026.
Entidade estuda proposta para redução de tarifa
A Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul avalia que a concessão é necessária para o desenvolvimento da infraestrutura das rodoviais da região. De acordo com o diretor de Política Urbana e Infraestrutura da entidade, Fábio Vanin, o acordo entre Estado e concessionária ainda é visto com confiança.
— A entidade está convicta de que nos próximos anos, a região vai estar melhor servida de infraestrutura, possibilitando que as empresas possam fazer escoação da sua produção e que as pessoas possam transitar com mais tranquilidade e segurança nas nossas estradas estaduais, que estão em estado caótico — explica Vanin.
O diretor da CIC de Caxias reconhece que o aumento é "significativo". Desde o ano passado, com o anúncio da concessão das rodovias estaduais, a entidade também estuda propostas de reduzir a tarifa ao cidadão. A ideia é repassar as propostas ao governo do Estado.
Uma delas, que ainda está em fase inicial, seria de solicitar uma mudança na legislação federal para que as prefeituras deixem de cobrar o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) nas praças de pedágio. De acordo com Vanin, a medida poderia reduzir custos nos próximos reajustes.
— Uma (alternativa) é buscando uma mudança na legislação federal, tentando equiparar a situação das concessão de serviço público com a concessão de serviço público de transporte coletivo. Entendemos que ambas são concessões de serviço público de transporte. Na concessão de transporte coletivo, o poder público municipal pode isentar o ISSQN. Nas praças de pedágio, não. Temos trabalhado com deputados federais — adianta o diretor da CIC.
Fonte: Pioneiro
Foto: Neimar De Cesero / Agência RBS
Outras notícias
-
Novas regras do EAD são vistas como positivas, mas exigem esforço para evitar redução de alunos
Instituições de ensino terão dois anos para se adaptarem gradualmente às mudanças. Entidades do setor analisam o regramento, que era aguardado desde dezembro Publicado nesta terça-feira (20), o novo reg ...
Saiba Mais -
Ministério anuncia 130 mil novas unidades do Minha Casa, Minha Vida
Anúncio foi feito por Jader Barbalho Filho na Marcha dos Prefeitos O Ministério das Cidades ampliará em 130 mil o número de unidades habitacionais previstas para o Minha Casa, Minha Vida. Desse total, 110 mil serão d ...
Saiba Mais